quinta-feira, 28 de outubro de 2010

REFLEXÃO 07

Relendo as atividades realizadas na interdisciplinas de Didática, Planejamento e Avaliação, deparei com o texto “O menininho” de Helen Buckley, onde relata a história de uma criança criativa, esperta, cheia de expectativa e iniciando sua vida escolar. Mas percebeu aos pouco que toda a sua criatividade, autonomia, conhecimento prévio estavam sendo desvalorizado por um profissional que não estava preparado a auxiliar e a propor cada vez mais a independência, a criatividade, o senso crítico e desvalorizando o modo de cada um enxergar o mundo. Penso que hoje em dia isso ainda ocorre e que acarreta danos muitas vezes irreversíveis nos sujeitos que passam por esse ou por esses professores.

Procuro valorizar a capacidade de cada sujeito, demonstrar que podemos ter visões e interpretações diferentes, que temos que respeitar o pensar do outro. Não é algo fácil, mas que precisa ser trabalhado, para assim ajuda-los a ser um sujeito crítico, reflexivo, autônomo e disposto a ver e a mudar o que está errado.

Trabalhando com o imaginário, com a reflexão, comparação e analise com certeza auxiliará na formação de cada individuo, e junto a isso trabalhar com recursos didáticos variados enriquecerá e aprimorar as áreas cognitiva, afetiva e social dos educando, creio que o xadrez é mais um recurso capaz de aprimorar essas áreas e de transformar o pensar e as ações do educando, tornando mais autônomo e responsável.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Liege!

Realmente o Texto “O menininho” traz uma bela mensagem para ser refletida, sua reflexão é interessante e pertinente para uma educadora consciente.

Obrigada por sua postagem!

Um grande abraço,

Geny

Geny disse...

Querida aluna Liege!

Sua reflexão referente ao profissional consciente é questionadora.
Obrigada por sua postagem!

Abraços,

Geny