quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Reflexão 05

Lendo a atividade realizada na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, (Adulto em processo aprendizagem) onde relata da fase operatória formal (a partir dos doze anos), “o sujeito é capaz de refletir para além do real presente, fazer planos, elaborar teorias, construir sistemas, pensar sobre o próprio pensamento”. Reportando esse tema para as turmas do EJA, observo que os alunos para aprender mais facilmente, principalmente os que estão se alfabetizando ou realizando as séries iniciais, têm que proporcionar a eles atividades diferenciadas, que estimulem a sua capacidade de pensar, agir, compreender, analisar...

Tem que trabalhar com o concreto, com o desafio, o lúdico, com a experiência, como nós, educadores trabalhamos com os nossos pequenos (séries iniciais). Através do lúdico, do material concreto os sujeitos conseguem realizar percepções, fazer comparações, tirar conclusões mais facilmente.

Atividades diferenciadas muitas vezes proporcionam aos educando desafios que irão questioná-los, encoraja-los a encontrar determinada resposta e na maioria das vezes irá auxiliar no seu processo de aprendizagem.

Pensamento formal e ensino: “O adulto, tal qual a criança e o adolescente, não aprendem ouvindo respostas prontas. Aprende resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico ou social em que vive e lançando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas.

A escola que continuar a insistir no repasse de conteúdos prontos estará na contramão da dinâmica própria do pensamento”.

Estamos realizando o projeto de Xadrez e constatando que o mesmo é mais um recurso que está auxiliando os sujeitos a crescer tanto na área cognitiva como na área afetiva, desenvolvendo cada vez mais suas habilidades e capacidades.

As turmas que já foram trabalhadas o xadrez, foi observado que a capacidade de concentração, de cumprir regras, de observação, de fazer comparações melhorou bastante, essas foram às falas das professoras que participaram desse projeto.

2 comentários:

Geny disse...

Querida aluna Liege!

As experiências trazem em seu bojo evidências de que tanto as crianças como os adultos necessitam do lúdico para estimular a capacidade de aprendizado.

Obrigada por refazer essa atividade, beleza!

Um carinhoso abraço,

Geny

Geny disse...

Querida aluna Liege!

As experiências trazem em seu bojo evidências de que tanto as crianças como os adultos necessitam do lúdico para estimular a capacidade de aprendizado.

Obrigada por refazer essa atividade, beleza!

Um carinhoso abraço,

Geny