quarta-feira, 20 de outubro de 2010

REFLEXÃO 06

Lendo a postagem realizada na interdisciplina de Filosofia da Educação, onde li sobre a reflexão (O Dilema do Antropólogo) em que relata a indecisão de um homem em contar a verdade ou oculta-la, em por sua vida em jogo ou não. A verdade poderia desfazer as crenças de um povo que durante muitos anos acreditavam ser verdadeiras.

Trabalhando em escola tratamos com os mais variados assuntos e situações e muitas vezes deparamos com conjunturas em que ficamos sem saber o que fazer, pois vivemos e acreditamos em lances que muitas vezes no dia a dia do educando ou de sua família não é muito importante, ou ao contrário, a situação é importante para o sujeito e não é para nós, mas temos que encontrar caminhos para auxiliar a sanar a dificuldade em questão.

Estou trabalhando com o xadrez em sala de aula, e já compareceram pais perguntando qual o objetivo desse jogo na matemática, ou também a questão religiosa, pois tem famílias que não aceitam que seus filhos participam desse tipo de jogo. O nosso papel é explicar as contribuições do mesmo na vida do sujeito que participa dessa atividade tanto na área afetiva e cognitiva. E deixar que seus responsáveis permitam ou não a participação dos educandos nessa atividade. Não temos o direito de intervir na crença de cada um. Temos o nosso ponto de vista e temos que respeitar o ponto de vista do outro.

Um comentário:

Geny disse...

Olá Liege!

Muito bem articulado o texto “O Dilema do Antropólogo” com o seu TCC.
Contamos com seus registros, obrigada por sua postagem!
Abraços,
Geny