domingo, 12 de setembro de 2010

REFLEXÂO II

Lendo a postagem realizada na interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia, onde relata sobre Teorias Psicológicas, em que respondemos três perguntas (O que é conhecimento?, Como acontece a aprendizagem?, Como deveria ser o processo de ensino?).

Tornou para mim mais evidente que devemos trabalhar com o lúdico (Xadrez) com as crianças, porque as auxilia a compreender determinados fatos, desenvolvem o raciocínio, a capacidade de concentração, a autonomia,... proporcionando prazer ao praticante e com certeza acaba instigando e aprimorando a vontade de aprender cada vez mais.

A aprendizagem é um processo que faz mudar o pensar, e o agir, onde nos tira de um processo de acomodação e passa para a desacomodação, e com a ajuda do lúdico desperta o espírito reflexivo e crítico fazendo o discente aprender com motivação. E tudo que se faz como motivação fica mais fácil de ser assimilado. Com isso reforça a prosseguir o meu TCC que relata a importância do Xadrez no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático.

2 comentários:

Geny disse...

Olá Liege!

Os teus registros deixam as evidências do teu aproveitamento no Curso PEAD.

Como vai o trabalho TCC ?

Obrigada por suas postagens!

Abraço.

Geny Schwartz

Liege disse...

Olá Geny!
Estou com pouco tempo para realizar as leituras, as postagem, mas estou me esforçando. Como relatei ao professor estou com familiar hospitalizado então estau me dividindo entre trabalho,hospital casa, marido e filho. Creio em Deus e sei que vou vencer mais essa etapa.
Abraço.
Liege