segunda-feira, 6 de setembro de 2010

REFLEXÂO I

Comentário: Lendo as reflexões feitas no 1º eixo, nas interdiciplinas de Seminário de Educação I (Memorial: A Lição) e Escola Cultura e Sociologia (O Conto da Ilha Desconhecida), observei o crescimento da minha caminhada em relação ao amadurecimento e o comprometimento em despertar nos alunos a sua capacidade intelectual, desafiando e provocando o pensamento reflexivo. Relendo-as examinei que cada vez mais estou me empenhando para ser um referencial diferente para os meus alunos, onde eles posam perceber que tem sujeito preocupada em auxiliá-los a se desenvolver em sua caminhada, na busca de seus objetivos individual e coletivo. Porque temos que nos preocuparmos em evoluir coletivamente para assim melhorarmos o meio em que vivemos. Percebo que estou cada vez mais preocupada em ajudar os alunos a desenvolver o seu raciocínio, a autonomia, a compreensão e interpretação de fatos, a analisar o que está ao seu redor. Como estou em constante processo de aprimoramento em relação a novos conhecimentos, também estou firme na busca de aprendizagem diversificada para auxiliar os alunos a compreender os seus processos heterogêneos de aprendizagem. Cada sujeito tem formas diferentes de aprender e com certeza o lúdico (jogo) é um meio que se utiliza para facilitar a compreensão e a conclusão de determinados fatos ou aprendizagem. Essa analise contribuiu para eu realizar o TCC em cima da contribuição do lúdico (jogo - Xadrez) na aprendizagem dos educandos.

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Liege Paim!

Tua Reflexão é importante e nos deixa muito felizes em saber que a caminhada valeu para teu crescimento profissional e pessoal. Dá para sentir o teu comprometimento como educadora.

Um grande abraço.

Geny Schwartz