domingo, 2 de maio de 2010

TERCEIRA SEMANA

Essa semana os alunos realizaram uma produção de texto, onde tinha cenas e eles teriam que escrever uma história, eu já venho desde o início do ano trabalhando com produção textual e estou bastante satisfeito com a evolução de cada sujeito no processo da escrita, da construção de frases, das concordâncias e da formação de seu texto. Durante essa semana também iniciei a passar continhas de divisão, já tinha iniciado esse processo a partir de jogos, brincadeiras e material concreto e agora passei para a formação da conta e a maioria estão se saindo muito bem, e tendo segurança na realização das mesmas, estou muito satisfeito com o progresso de cada um no processo da aprendizagem. Fico cada vez mais ciente que temos que trabalhar com o concreto e com o lúdico com os alunos para depois trabalharmos com a aprendizagem mais formal. Observo que os alunos estão tendo e fazendo a relação entre a aprendizagem não formal com a aprendizagem formal de forma mais dinâmica, comparativa e realizando as suas próprias conclusões.

4 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Liege:

Porque tu imaginas que é necessário primeiro trabalhar com o concreto e com o lúdico para depois trabalhar com a aprendizagem mais formal? Tu te baseaste em algo para afirmar isso? Algum autor? É interessante que possas unir tuas ideias com a teoria, certo? Trazer argumentos que embasam tua prática.

Grande abraço, Anice.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Liege:

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves tuas atividades e não trazes nenhuma reflexão. Não há argumentos que expliquem a aprendizagem da semana ou terias que embasem o que descreves. Portanto, precisas refazer a postagem na próxima semana, ok?

Grande abraço, Anice.

Liege disse...

Observo que partindo do concreto e do lúdico os alunos conseguem realizar comparações, tirar conclusões bem mais facilmente. E como os mesmos estão na fase das operações concretas (Piaget), elas conseguem assimilar, desacomodar e acomodar seus conhecimentos de uma maneira mais clara, mais segura e compreensiva.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Liege!

Que bom que me retornaste. Na próxima vez, sugiro que faças outra postagem detalhando mais o que foi solicitado, certo?

Grande abraço, Anice.