segunda-feira, 17 de maio de 2010

Quarta Semana

Essa semana foi bastante produtiva, realizamos várias atividades, muitas descobertas e nos apropriamos de novos saberes. Publiquei as fotos demonstrando as atividades realizadas durante essa semana: 1ª foto - Realização das Tulipas para oferecer as mães; 2ª foto – Estudo referente a saída de campo (história de Gravataí e da indústria Pirelli); 3ª foto – Visitação ao Museu; 4ª foto – Visitação a Pirelli; As comparações realizadas durante a saída de campo por Gravataí e a Pirelli foram muito produtivas, porque os alunos realizaram análises muito interessantes e interpretações entre o passado e o presente e com certeza adquiriram novos conhecimentos. Os alunos presentes nessa saída de campo se sentiram muito valorizados, pois foram bastante elogiados, por terem demonstrado conhecimentos dos diversos assuntos apresentados tanto no museu, como na Pirelli, consequentemente a auto estima e a segurança de todos se elevaram bastante, demonstrando que o estudo, o conhecimento prévio de determinados assuntos faz a diferença. E como foi relatado em postagens anteriores, eu trabalho em um comunidade muito pobre, onde os alunos apresentam uma baixa estima e devido a esse fato muitas vezes prejudica a sua aprendizagem

2 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Liege:

Seria interessante que pudesses trazer argumentos. Neste caso, por ex "os alunos realizaram análises muito interessantes e interpretações entre o passado e o presente e com certeza adquiriram novos conhecimentos", que novos conhecimentos eles adquiriram? Podes nos dar exemplos em que percebeste tomadas de consciência por parte dos alunos?

Sugiro que refaças a postagem.

Grande abraço, Anice.

Liege disse...

Em relação ao teu comentário “os alunos realizaram análises muito interessantes e interpretações entre o passado e o presente e com certeza adquiriram novos conhecimentos”, quis dizer que eles puderam comparar o que eu relatei a eles, juntamente com as informações trazidas de casa com o que eles ouviram e viram tanto no museu como na Pirelli.
Através dos comentários realizados pelos mesmos, pois os fatos contados, as fotos, as amostras de utensílios reforçaram seus conhecimentos prévios e auxiliaram a entender como os acontecimentos, e o passar do tempo influenciam no futuro.
Entre alguns comentários realizados pelos alunos, houve também as comparações entre as histórias contadas até pelos seus próprios familiares, comparando com que a orientadora do museu demonstrava.