domingo, 24 de agosto de 2008

Conceitos Estruturais

As políticas públicas vêm de encontro às transformações sociais em que o cidadão deveria ser mais participativo, pois é nesse momento que ele tem que se inserir e garantir seus direitos, seus anseios e conquistas, valorizando assim sua aprendizagem e a sua participação ativa na sociedade. E assim vão ocorrer as transformações sociais e a promoção da cidadania. Em relações as Políticas Públicas está havendo redundâncias, pois querem que ocorra a inclusão de todos na escola, mas não estão dando suporte ao professor para que o mesmo saiba lidar com toda essa gama de diversidade que temos que lidar de um momento para o outro, despejando em cima de nós situações em que não estamos sabendo como lidar, e muitas vezes causando grandes confusões na comunidade escolar, pois muitas vezes os mesmos se sentem violentados com tantas situações em que seus filhos têm que passar, compartilhar. Além disso também tem todos esses índices que vem para saber como anda a “educação” no Brasil, realizando provas e nivelando todos os alunos no mesmo patamar, esquecendo da realidade de cada região, da parte diversificada, do tempo que cada criança leva para aprender entre outros.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Essa é uma realidade que deve ser intensamente discutida nas escolas.
É possível incluir todas as crianças nas escolas? Quais crianças não têm condições de serem incluídas? Podemos dizer isso? O que fazer com as crianças consideradas como sem possibilidade de ser incluídas em uma escola regular? Como dar conta dessa lacuna na formação dos professores? É necessário um profissional de apoio? Ou o professor deve dar conta dessa realidade na sala de aula?

Vamos dialogando e construindo uma argumentação sobre esse tema.
Abraço