segunda-feira, 1 de junho de 2009

Autismo

Entre muitas coisas que li referente a esse assunto constatei que o autismo requer tratamento a longo prazo, incluindo escolarização especial, trabalho com os pais e medicação e não são raros redistros de mudanças expressivas produzidas por programas especializados, capazes de reduzir de forma significativa comportamentos problemáticos como agressão, hiperatividade, agitação, desrganização e insônia.
Experiências positivas de alteração de ambientes como salas mais tranquilas e fracamenteiluminadas (sem lâmpadas fluorescentes ou muito brilhantes, sem ventiladores e decorações murais) ajudam bastante, como também ajuda falar-se com elas lentamente, acomodando-se a um sistema nervoso de morosidade incomum.
Dependendo do grau de comprometimento é perfeitamente possível esperar-se de crianças autistas o desenvolvimento da comunucação verbal, alguma interação social e até mesmo alfabetização e habilidades cognitivas diversas ainda que tais progressos não possam abrigar a esperança que torne-se uma criança como as outras.
Referências bibliográficas:
Educação Inclusiva (Disfunções Cerebrais e a Inclusão)
Celso Antunes

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Liege: o autismo é bem grave, é necessário um trabalho constante e com diversas pessoas comprometidas quanto a isso, no entanto enganam-se aqueles que imaginam não conseguir grandes progressos no desenvolvimento das crianças autistas. É possível SIM! Abraço, Anice.