sábado, 13 de setembro de 2008

Sistema de Ensino

A autonomia que os municípios e os estados tem, é uma autonomia em parte, porque ela tem que obedecer a certas regras e cumprir determinadas exigências que lhe é incumbida sem ter direito de rebater, questionar,e também não contemplas esferas envolvidas nesse processo da educação. . Em relação à unidade de organização educacional ela não é tão levada a sério, pois existem algumas normas que não são seguidas, mudando de municípios a outro e de escolas municipais para estaduais, trabalho em dois municípios vizinhos e tenho colegas que trabalham no estado e observo que existem diferenças grandes no cumprimento de normas, regras, situações entre eles. E também os municípios ficaram limitados em sua autonomia prejudicados com as dívidas, com regras cada vez mais rigorosas, devido a isso os municípios saíram perdendo porque antigamente eram gastos até 30% da receita de impostos no ensino fundamental e atualmente são gastos somente 15%. . Existe entre os sistemas estaduais e municipais uma cooperação que garante a obrigatoriedade do ensino fundamental de educação, mas essa parceria para por aí, pois a muita divergência de opinião tanto em relação ao sistema de avaliação, ao acesso a escola como em outros casos que ficamos sabendo de boca em boca ou de colegas para colegas. Como já relatei anteriormente, trabalho em duas escolas municipais, mas em municípios diferentes e não temos em nenhuma das escolas essa autonomia, pois temos antes de realizar ou tomar qualquer decisão temos que consultar o conselho escolar, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de educação e aguardarmos a aprovação ou respostas dos mesmos. Na escola do turno da manhã temos horas de estudo semanalmente, trabalhamos com projetos, a avaliação é através de pareceres descritivos trimestral. Na do turno da tarde temos hora de estudo quinzenal, o tipo de avaliação é parecido, mudando as letras relativas a menções e estamos revisando o plano de estudo. Nas duas temos que cumprir às oitocentas horas, e os duzentos dias letivos, cumprindo a lei federal. Em relação ao aperfeiçoamento do professor o município do turno da tarde investe mais na atualização dos professores, já está a três anos consecutivo dando formação continuada (cursos de atualização) para os professores da rede, na do turno da manhã também ocorre algumas formações, mas não envolvendo todos os professores da rede. Essas mudanças estão ocorrendo devido à reforma constitucional (FUNDEB) é mais um investimento para a educação municipal.

Um comentário:

Portfólio da Daiane Almada disse...

Bom trabalho! Vamos em frente nas construções, beijos Dai